OLEFINAS LEVES: Tecnologia, Mercado e Aspectos Econômicos
Luiz Fernando LeiteOlefinas leves são hidrocarbonetos insaturados de pequena cadeia carbônica que encontram grande aplicação na indústria química, pois a dupla ligação presente na molécula torna-a quimicamente reativa, possibilitando sua polimerização e outras reações que produzem uma grande variedade de produtos químicos. Eteno (ou etileno) e propeno (ou propileno) são as olefinas de maior aplicação comercial, pois são geradores de duas importantes cadeias petroquímicas, sendo os precursores de resinas plásticas, fibras, elastômeros, solventes, tintas e adesivos e diversos outros produtos amplamente utilizados na sociedade moderna.
Há uma diferença significativa entre essas olefinas, quanto ao aspecto logístico, para a sua comercialização. O eteno é um produto de difícil e dispendiosa estocagem e transporte, sendo armazenado na forma líquida em tanques especiais criogênicos. Isso faz com que o seu consumidor, preferencialmente, esteja localizado próximo do produtor, recebendo o produto na forma gasosa, via duto. Já o propeno é um produto de mais fácil comercialização a longas distâncias, sendo estocado em esferas.
Este livro pretende propiciar uma visão abrangente do mercado de olefinas leves, suas aplicações, rotas de produção e tecnologias disponíveis, bem como seus aspectos econômicos, de um modo mais aprofundado para o eteno e o propeno, embora também sejam abordados, de modo menos detalhado, esses mesmos aspectos para as olefinas C4, como o butadieno, isobuteno e butenos.
ISBN: 9788571933071
1a. Edição - 2012
Formato 18x25 cm, BROCHURA - 196 páginas